A Câmara Municipal de São José dos Campos analisa um Projeto de Lei que denomina o novo Centro Especializado em Reabilitação III (CER III), em construção no Bosque dos Eucaliptos, como Centro Especializado em Reabilitação III Papa Francisco.
A proposta, de autoria do vereador Zé Luís (PSD), presta uma homenagem ao líder religioso por sua trajetória dedicada à defesa dos mais pobres, doentes e excluídos. Segundo o parlamentar, a escolha do nome tem profundo simbolismo social e espiritual.
“Papa Francisco sempre pautou seu pontificado por uma visão humana e cristã da realidade, promovendo valores como a fraternidade, a dignidade da vida e a compaixão. Ele é exemplo de amor ao próximo e de liderança espiritual voltada ao serviço dos que mais precisam”, destacou Zé Luís na justificativa do projeto.
O CER III é uma unidade pública de saúde voltada à reabilitação de pessoas com deficiência física, auditiva e intelectual, oferecendo atendimento multipro
fissional e acolhimento humanizado.
Para o autor da proposta, vincular o nome de Papa Francisco a esse centro reforça o compromisso com a inclusão, justiça social e respeito à vida humana em todas as suas formas.
“Esta homenagem carrega um duplo simbolismo: eleva o espírito de serviço público e reforça a missão do centro de reabilitação como um espaço de acolhimento, cuidado e transformação de vidas”, afirma o vereador.
Tramitação
O Projeto de Lei foi protocolado nesta segunda-feira (21), mesmo dia da morte do Papa, quando também o vereador apresentou uma moção de pesar pela morte do pontífice.
Depois de passar pela análise dos vereadores, que podem aprovar ou rejeitar a proposta, ele segue para sanção ou veto do prefeito Anderson Farias (PSD).
A proposta foi protocolada nesta segunda-feira (21), mesmo dia da morte do pontífice. Pelas regras da Câmara, qualquer outro projeto de nomeação “Papa Francisco” protocolado depois desse não vai ao Plenário para votação, uma vez que a prioridade é do primeiro projeto.